Beatriz Marcarini

Titular da Coluna Dona Encrenca

[email protected]

  • Últimas da coluna

Moradores esperam poda de árvore há dois anos

Confira a coluna Dona Encrenca desta quarta-feira, 26 de abril


Carambolas caem do pé e ficam na Escadaria João Correia da Silva, em Vitória
Carambolas caem do pé e ficam na Escadaria João Correia da Silva, em Vitória
Foto: Foto do Leitor

Você sabe que a gente encrenca quantas vezes forem necessárias até o problema ser resolvido. Um exemplo é um pé de carambola que está tirando o sossego dos moradores da Escadaria João Correia da Silva, em Gurigica, Vitória. A gente acompanha esse caso há mais de dois anos.

Os moradores já nos procuraram e relataram que as frutas caem do pé e, como a prefeitura não limpa, a sujeira fica lá sendo obstáculo para quem passa.

“Quando chove, piora a situação. As frutas oferecem risco de queda para as pessoas. Se for uma pessoa idosa, aí sim, o risco é maior. Já vi gente escorregando e caindo por causa das frutas no caminho”, explica o morador que não se identificou.

Na última encrenca sobre o assunto, que foi publicada em março deste ano, a Prefeitura de Vitória disse que a varrição no local era feita semanalmente. O órgão explicou que árvores em terrenos particulares são de responsabilidade dos moradores. Em caso de qualquer situação de risco, a população deve acionar o Corpo de Bombeiros.

Mas, na época, a prefeitura disse também que técnicos da Gerência de Áreas Verdes fariam uma fiscalização no local para verificar a necessidade de poda. Caso confirmado, o proprietário seria notificado para realização do serviço.

Pouco mais de um mês depois, nós mandamos a reclamação para a Prefeitura de Vitória novamente.

Deste vez, a prefeitura não disse nada sobre a limpeza no local. Mas, afirmou que a Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Urbana já notificou o proprietário que tem até o início de maio, para execução da poda ou retirada da árvore. O jeito, então, é esperar mais um pouco para ver se o problema será resolvido.

Haja paciência, hein...

Encrencas

Dificuldade para vacinar

Morador da Serra reclama sobre locais de vacinação contra a gripe na cidade
Morador da Serra reclama sobre locais de vacinação contra a gripe na cidade
Foto: Arquivo

“Sou morador do bairro Laranjeiras, na Serra. No último dia 17, fui até a unidade de saúde do bairro à procura da vacina contra a gripe. Para a minha desagradável surpresa, fui informado pela atendente que naquela unidade não seria realizada a vacinação. Ela também disse que eu deveria procurar uma das seis unidades onde a vacinação seria realizada. O local mais próximo para eu receber a vacina fica no bairro de Feu Rosa. Mas, como eu poderei me deslocar até lá, uma vez que faço 80 anos de idade no próximo mês de julho? Além disso, tenho dificuldades para andar, uma vez que tenho uma prótese no quadril. Eu também não tenho veículo próprio. É um verdadeiro descaso da prefeitura com a população, ainda mais em se tratando de um bairro tão populoso como Laranjeiras.”

Plínio Osvaldo Guerra, Serra

- Plínio, nós mandamos a sua reclamação pra Prefeitura da Serra. E ela confirmou o que te falaram no posto de Laranjeiras. A administração explicou que a vacina contra a gripe é fornecida pelo Ministério da Saúde, que definiu os grupos prioritários, e também a distribuição e quantitativo de doses para cada um destes grupos. Sendo assim, a prefeitura decidiu, segundo ela, visando garantir acesso à população que, na Serra, a vacinação ocorrerá nas seis unidades regionais localizadas em diferentes regiões do município, e também na Unidade de Saúde de Nova Almeida. O órgão disse que também disponibilizou como ponto de vacinação a Maternidade de Carapina, para o atendimento exclusivo das gestantes e puérperas, e o CRAS de Laranjeiras, para atendimento aos professores que atuam em sala de aula.

Escola com problemas

“Queria reclamar sobre a Escola Professora Adevalnir Azevedo, em Campinho da Serra 2, Serra, onde meu filho estuda. A unidade está abandonada. Não existe calçada pois o mato tomou conta. Existe um campo de futebol que faz divisa com o muro da escola. Parte deste muro foi quebrada e o entulho está onde deveria ser a calçada. As crianças são obrigados a andar entre os carros pois não têm onde passar. Só peço, no mínimo, uma entrada digna e segura pra todos, com sinalização e calçada. Como a escola não é municipal, não sei de quem é a responsabilidade.”

Tânia Mendes, Serra

- Tânia, fique de olho, pois a Secretaria de Estado da Educação (Sedu) disse que uma equipe de engenharia irá realizar uma visita à escola do seu filho para verificar as demandas que podem ser atendidas rapidamente. A Sedu aproveitou para lembrar que, em janeiro de 2017, realizou uma manutenção na unidade escolar, visando substituição de torneiras, caixas de descarga, mictórios dos sanitários e portas. Mas, pelo jeito, está na hora de fazer outra.

Ver comentários