Um estado em crescimento

Viagem gastronômica do Brasil em festival nas montanhas capixabas


Viagem gastronômica do Brasil em festival nas montanhas capixabas

O Festival terá início às 10 horas, com abertura e lounge com coquetel de boas-vindas (open bar) com apresentação dos chefs convidados, parceiros e fornecedores

conteúdo patrocinado

Conteúdo de responsabilidade do anunciante. 

Escrito por Julio Huber

A gastronomia é um assunto que está cada vez mais em evidência e a culinária do Brasil é uma mistura de sabores, cores e aromas. E pensando em realizar uma verdadeira viagem ao mundo gastronômico do Brasil, o chef Ari Cardoso resolveu reunir sabores de diversas partes do País em um único evento. E o melhor de tudo, na aconchegante região de Pedra Azul, em Domingos Martins.

A ideia de reunir sabores nacionais nas montanhas do Estado é do paraibano radicado em Pernambuco Ari Cardoso. Com formação em Economia e gastronomia, hoje ele é consultor de gastronomia e executa diversos trabalhos em vários estados brasileiros, onde implanta gestão operacional de cozinhas em vários empreendimentos. Desde 2013 tornou-se capixaba de coração e atualmente comanda a alimentação do Hotel Fazenda China Park, onde será realizado o 2º Festival Gastronômico, no próximo dia 10 de dezembro.

E além de degustar deliciosos pratos, os participantes terão a oportunidade de aprender algumas receitas em aulas-show ministradas por renomados chefs de cinco estados brasileiros. Os especialistas irão apresentar pratos típicos do Nordeste, de Minas Gerais, de São Paulo, do Espírito Santo, além de receitas de frutos do mar e da culinária italiana.

“A região de montanhas do Estado reúne um dos mais importantes polos gastronômicos do Espírito Santo. Estamos planejando um dia de integração entre a nossa rica culinária brasileira com ingredientes regionais. Quem aprecia a arte da gastronomia não pode deixar de participar dessa oportunidade de sentir os sabores brasileiros aqui na nossa bela região serrana”, destacou Ari Cardoso.

Apesar de ser um Estado que possui uma vasta culinária, o Espírito Santo ainda não é reconhecido nacionalmente como merece quando se fala em gastronomia. E foi pensando nisso que surgiu o Festival Gastronômico, que além de reunir chefs importantes no cenário nacional, irá expor a farta variedade de produtos das montanhas e equipamentos de gastronomia, em estandes montados na área do evento.

“Nossa ideia é mostrar como é farta a oferta de produtos locais e que temos tudo que precisamos para preparar pratos deliciosos. O Espírito Santo é pequeno em território, mas um gigante quando se trata de culinária. Um exemplo são as faculdades e cursos técnicos em gastronomia que surgiram nos últimos anos. Além disso, tem aumentado muito o fluxo de turistas em busca de novos sabores”, enfatizou o organizador.

Novidades na gastronomia em 2017

O crescimento do setor gastronômico nas montanhas pode ser comprovado pelos inúmeros restaurantes que têm surgido com muita frequência nos últimos anos. E para o 2° semestre de 2017, uma novidade será a Casa das Montanhas, um verdadeiro laboratório de gastronomia, com os mais modernos equipamentos e um layout onde o participante vai aprender a cozinhar, comer e curtir a região. Esse espaço inédito está sendo montada pelo chef Ari Cardoso, dentro do complexo de lazer e hospedagem do Hotel Fazenda China Park.

festival gastronomico
festival gastronomico
Foto: Divulgação

A gastronomia veio para se consolidar definitivamente na região. E pensando nisso estou montando uma casa com uma cozinha bem moderna, que funcionará como um centro de treinamentos gastronômicos. Vou abrir a minha casa para compartilhar todos os meus conhecimentos com as pessoas em aulas diversas”, revelou o chef e consultor.

De acordo com ele, eventos como o Festival Gastronômico visam, principalmente, fortalecer a culinária como impulsionador do turismo regional. “Nos últimos anos, a gastronomia aliada ao turismo tem se tornado um importante atrativo e um produto turístico, pois proporciona oportunidades e várias possibilidades de crescimento para muitos municípios e empreendimentos. Temos registrado aumento do fluxo de visitantes em busca dos encantos de nossa região, movimentando os setores de turismo, hotelaria, transporte e, principalmente, alimentos e bebidas”, destacou Cardoso.

Equipamentos de cozinha com preços especiais

Quem está pensando em montar ou reformular sua cozinha industrial/restaurante ou de sua casa, deve aguardar até o dia 10 de dezembro. Isso porque, importantes marcas de equipamentos e utensílios de cozinha estarão expondo seus produtos a um preço totalmente especial e reduzido exclusivamente para o Festival Gastronômico do Hotel Fazenda China Park.

“Posso garantir que serão preços que não serão encontrados em nenhum outro lugar. Será o momento certo para quem quiser montar o seu restaurante ou cozinha. Haverá ainda formas especiais de pagamento dos equipamentos”, destacou Ari Cardoso.

Programação recheada de sabores e aulas com chefs renomados

Durante todo o dia do evento, haverá exposição, venda e degustação do que há de melhor do agroturismo de montanhas, em estandes montados especialmente para o festival. E para quem aprecia cerveja artesanal, as cervejas capixabas Barba Ruiva e Mule Ruge e a goiana Micro-X serão vendidas no local do evento, próximo de onde o chef Adan Al Garcia, de São Paulo, vai preparar o Leitão de Gravata e um Baião de Dois Tropeiro. O leitão será assado em uma churrasqueira, por aproximadamente 6 horas, feita especialmente para o evento.

De acordo com Ari Cardoso, nesta 2ª edição do evento haverá cinco aulas-show, cada uma com 200 vagas e com duração de 40 minutos. “Será uma linguagem dinâmica, leve e descontraída, com receitas que irão do básico ao sofisticado, mas sem complicação. O evento terá um formato para haver ampla interação com os participantes, com workshops, espaço networking, demonstração e exposição de equipamentos gastronômicos, degustação e venda de produtos regionais”, afirmou o chef.

A participação individual ao evento custará R$ 30,00, que dará direito a conhecer produtos regionais que estarão expostos nos 10 estandes, alguns com degustação, a participar de das aulas-show e degustar os pratos. Além disso, o participante ganhará um avental personalizado do evento e um drink de boas-vindas. Quem quiser almoçar durante o dia, o restaurante do hotel funcionará normalmente, com pagamento à parte, assim como os demais atrativos do empreendimento.

O Festival terá início às 10 horas, com abertura e lounge com coquetel de boas-vindas (open bar) com apresentação dos chefs convidados, parceiros e fornecedores. Às 11 horas haverá a apresentação da temática das aulas-show e dos 10 estandes de gastronomia, com degustações e venda de produtos.

Às 11h30, será a vez do “Evento Rational/Happy Cooking”. Ari Cardoso explicou que trata-se de um momento em que serão usados itens da culinária do hotel, entre outras iguarias, e preparados pratos em um equipamento com a maior tecnologia do mercado gastronômico. Em seguida haverá degustação.

Às 13 horas haverá a primeira aula-show com os chefs capixabas Gilson Surrage e Hamilton Júnior, com o tema: “O Mar e Seus Mistérios”. Às 14 horas será a vez do renomado chef do Estado, Juarez Campos, comandar a aula-show com o tema: “Cozinha Ítalo-Capixaba”.

Às 15 horas, o tema da aula-show será: “Cozinhando para as Esposas”. Trata-se de um grupo de oito amigos que se reúne uma vez por mês em uma confraria, para cozinhar para suas respectiva esposas. Durante o Festival Gastronômico os amigos mostrarão seus dotes culinários, ensinando aos participantes a produzirem torresmo prensado.

A 4ª aula-show do dia será comandada pelo chef Bruno Duarte, do Rio de Janeiro. O tema será: “Cozinha Mineira de Raízes”. Para encerrar o evento, o chef Ari Cardoso receberá o amigo chef Clovis Lima, do Ceará. A dupla irá preparar o baião de dois e a carne de sol nordestina. Será uma aula com muita animação por parte do paraibano e do cearense. Haverá sorteios de utensílios gastronômicos e de um fim de semana no Hotel Fazenda China Park aos participantes. O encerramento ficará por conta de um show com a banda 7 List.

Serviço

Onde: Hotel Fazenda China Park, entrada no km 72 da BR-262, em Ribeirão dos Lagos, Domingos Martins

Quando: 10 de dezembro

Valor por participante: R$ 30,00

O que dá direito: um avental personalizado; participação das aulas-show e degustação dos pratos, um drink de boas-vindas e degustação de produtos típicos expostos.

*Não está incluso: hospedagem, área de lazer do hotel e alimentação.

Contato: (27) 99636-6899 ou [email protected]

Um estado em crescimento


Laca: sofisticação dentro de casa

Muito usada entre os anos 70 e 80, a laqueação é uma boa saída para quem pensa em repaginar a casa sem muito esforço.

Modernidade, personalização e requinte. Essas são algumas das fortes características dos móveis laqueados, queridinhos de decoradores e arquitetos, que nunca saem de moda. Por meio dessa técnica, que se encontra em alta atualmente, é simples redecorar um ambiente e dar a ele um ar mais irreverente e criativo, ou até mesmo discreto e refinado. Toda essa versatilidade torna as peças objeto de desejo de muitos.

Móveis - Danúbio Planejados

Esse tipo de acabamento oferece opções em relação ao brilho, podendo se apresentar de modo fosco, semi-fosco ou brilhante, e ser aplicado em peças de madeira, MDF ou MDP (veja a diferença entre ambos aqui). A laca pode ser utilizada em uma gama de móveis, como estante, cadeiras, cômodas, mesas, porta, etc.

Outro benefício de um móvel laqueado é sua constituição completamente lisa, livre de imperfeições. Isso se deve ao processo de lixamento, aplicação de massa para madeira e da laca, permitindo um acabamento superior e sem emenda.

Decoração

Um dos pontos fortes da laca é a variedade de sua cartela de cores. Nas lojas Planejados Danúbio são mais de 700 opções à disposição do cliente, que pode planejar a personalização dos ambientes. Cores vibrantes, por exemplo, deixam o espaço mais contemporâneo. Mas, para quem prefere a linha mais discreta, a dica é usar o laqueado fosco. Além disso, pode-se brincar com as tonalidades, usando móveis laqueados coloridos em recintos com paredes claras. Esse contraste cria um ar moderno e de bom gosto.

Requinte que cabe no bolso

Com tantas possibilidades e facetas, no entanto, há quem pense que móveis laqueados são inviáveis para o bolso. Porém, nas lojas Planejados Danúbio, quem deseja decorar sua casa com classe e toque atual pode contar com preços acessíveis e prazo de entrega diferenciado de todo o mercado, além das melhores condições de pagamento.

Junto a essas facilidades, o cliente também tem autonomia e pode editar o projeto do ambiente milímetro a milímetro, em largura, altura e profundidade, o que possibilita maior aproveitamento dos espaços e personalização.

As lojas Planejados Danúbio estão no centro de Vila Velha, Jardim Camburi, Santa Lúcia e em Laranjeiras na Serra. Para mais informações, acesse o site www.planejadosdanubio.com.br